11.4.12

Agitação Independente

Passando o chapéu

Msg sobre modelo de remuneração copyleft na Lista Metafora em 2002.

Re: Agitação Independente

28.11.2002 - Falai' Metaforas,
Daniel Pádua escreveu: (msg original abaixo)
recebe grana (ou outra moeda de troca) da própria comunidade. esquema medieval, neguim toca na praça, galera joga moeda.
Se pam a paradinha do arrecado na web ainda nao ta' pagando x por mes de bicho pra ninguem, mas tem uma pa' de aliados nessa correria testando alguns modelos de remuneracao em troca de bits e pixels copyleft.

Vai vendo:

Programas de afiliados
Cada neguinho q, atraves de seu link, parte pra dentro de paypal, amazon, submarino, somlivre, mercadolivre, uscambau e vc fatura sua parte.

Cafepress.com (merchandising online)
Mete um jpg no upload e pa' pum: tshirts, canecas uscambau pra pagapau comprar e sair vestindo a camisa da sua banca.

Wish List
Tipo o neguinho q inventou o phpnuke, o aliado la' nao ta' a fim de dolares mas tem o dom de receber presentes... se for por aquela materia de milianos na salon tem ate' umas minas sem vergonha nessa parada tb :-)

Fansigns, Bannerexchange, Linkania
Ouvi uma historinha d q no comeco da serie de animacoes spumco.com neguinho comecou divulgando so' com bannerexchange... agora ate' a nickelodeon molha a mao do bacana, demorou...

Aipiou, Sociedade por cotas, Fundos de investimentos
Neguinho ate' vai achar q eu to pagando comedia, mas tipo quem paga uma de gatao dizendo q a febre pontocom estourou e' aquele otario q cola sempre atrasado. Se pam debaixo daquela bolha sobrou a ideia de q o mercado d acoes, tipo vale do silicio, nivela trabalhador = consumidor = empreendedor/proprietario.

Marketplace de agentes independentes
Guru, elance, freeagents, ework, bullhorn... no brasil libero, elancers, wwwork, uscambau. Uma pa' de mano colando nesses sites e comprando e vendendo horas/homem e conhecimento de acordo com os projetos q ganharem em leilao... e' embacado ou nao e'?

Por ai'... a revolucao nao esta sendo televisionada nem bate cartao :-D

Sentiu firmeza?

\//
Tupi


Agitação Independente

28.11.2002 - Msg de Daniel Padua, respondendo Felipe Fonseca
FF falou:
n‹o vou discutir agora a essência (tá meio atrasado pra pensar for  real), mas concordas que, mais do que visualizar a situação ideal, precisamos criar os caminhos para a evolução?
com certeza, izq. na falta de modelos, viajei numa "possibilidade", justamente pra ter o que fazer. a criação desses caminhos é o que guiava a gente no início da lista, lembra? apesar dos temas terem mudado um pouco, eu ainda tenho como foco essa parada.
"recebe grana" de quem? aí que eu discordarei, assim que conseguir explicar por que. hojanoite mando algo.
recebe grana (ou outra moeda de troca) da própria comunidade. esquema medieval, neguim toca na praça, galera joga moeda. o copyright desde o início foi indenização. institucionalizada, claro. e com o super controle da produção artística, a gente perdeu um pouco a sensibilidade sobre "quando" jogar a moedinha. pior, como a gente não precisa lembrar de jogar a moedinha, porque é obrigatório, nem sempre sentimos que ela é importante para quem faz a arte.
outras coisas, por exemplo, o patrocínio de algum estúdio local, que ganharia grana gravando as bandas em formato digital e hospedando em servidores de alta velocidade para expor o trabalho em redes p2p. as above.
não entendi. esse esquema é aquele dos microestúdios digitais que a gente conversou uma vez. um tanto de microestúdios integrados com uma rede p2p open-source, capaz de criar relatórios de tráfego, e tal.
duvido. não acredito na viabilidade de uma transformação em todos os  níveis de uma vez só. digo, ainda existem realidades feudais e neolíticas no mundo. acho que ter a ilus‹o, como os comunalistas tiveram, de que as coisas só dariam certo depois que se transformasse o mundo inteiro, bão, é ilusão. 6 bilhões de almas, véi.
não falo de esperar uma mudança total. pô, isso nunca acontecerá. tô falando de plantar umas coisas no mundo que podem levar a isso, ou a  qualquer outra coisa imprevisível. não dá pra saber aonde vai parar, mas  dá pra fazer umas loucuras esperando uma melhora. e trata-se de criar  protótipos/modelos e fomentar o uso. deu, deu, não deu, não deu. não  falei hora nenhuma de apertar o botão vermelho gigante pra de repente "plim!"
porque tem gente que paga. só isso.
beleza, mas eles poderiam ganhar mais se mudassem o foco. no mínimo, o  mercado é maior.
falei que no puedo (fácil, né?)
tá bão.

inté,
Daniel


-> Arquivo: 7.2.2012 : Vaquinha para site e tesoureiro
-> Arquivo: 23.1.2012 : Blogchalking, o primeiro meme brasileiro de repercussão mundial
-> Arquivo: 27.12.2011 : Internet e Feudalismo
-> Arquivo: 19.10.2011 : Recicle1politico
-> Arquivo: 1.8.2011 : Re The revolution will be webified
-> Arquivo: 15.7.2011 : Ticket 171
-> Arquivo: 03.10.2006 : Ganhar dinheiro com o blog, por causa do blog ou apesar do blog
-> Arquivo: 28.9.2006 : Recicle1Político 3.0, nós vencemos!
-> Arquivo: 12.8.2006 : Blogblogs, o Technorati brasileiro com moeda digital Blogpoints?
-> Arquivo: 26.5.2006 : Lanchecard, a moeda corporativa da merenda
-> Arquivo: 28.2.2006 : Milhas e Legs, moedas digitais corporativas
-> Arquivo: 20.12.2005 : Chaps, a moeda digital corporativa da Coca Cola no Brasil
-> Arquivo: 9.8.2005 : Folha de SP - Kibe Loco vai virar blogueiro profissional
-> Coletando : Amazon : Livro - The future of money. Creating new wealth, work and wiser world.
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : Moedas, Scripts, Notas e Smartphone

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...