9.3.12

Funk Paz para os Camelôs



Milianos o mano Hector Lima do blog Goma de Mascar mandou um salve no Google + sobre essa fita bem louca reunindo Mc Buru, Mc Dodô, Mc Bracim, Mc Pretim, Yuri BH, Bô da Catarina, Michel e Tucano, Mc Dom e a banca toda rimando pela paz aos camelôs de Belo Horizonte e do Brasil. Recado a milhão discutindo a geração de renda, o trabalho autônomo, nômade de obras culturais e bens em copyleft e anti copyright. Vai vendo a transcrição da letra do rap:

Paz pros camelôs


Eu tô bolado mano, hoje eu tô que tô
Eu peço paz pros camelôs
Meu Deus do céu, já não aguento mais
Ver tanto trabalhador que não consegue trabalhar em paz

Vi o fical tomando todo o estoque
Nos shoppings Tupinambás, Xavantes e Oiapoque
Muitas famílias entrando em desespero
Eu acho que a culpa é do nosso governo
Que dá motivos pra todos ficarem bolados
E pagam 30 mil para o tal de deputado
Que só prometem o que não podem cumprir
E depois que ganham não tão nem aí

Esse país só está nos dando desgosto
Já estamos cansados de pagar tanto imposto

Eu tô bolado mano, eu tô que tô
Eu peço paz pros camelôs
Eu tô bolado neguinho eu tô que tô
Eu peço paz pros camelôs

Otem vi um cantor cheio de alegria
Ai dele se não fosse essa nossa parceria
Que roda o Brasil inteiro feito um avião
Isso que é divulgação

Eu peço ao Pai que está no céu
Que abençoe este povo que paguem o seu próprio aluguel
Estão na luta para batalhar
Só precisam de um espaço para trabalhar

O maior compositor um dia profetizou
Dê a Cesar o que é de Cesar e dê a Deus o que é de Deus
Respeite o rosto que reflete essa moeda
Por que tanta desigualdade? Eu peço paz pra nossa terra

Eu tô bolado mano, eu tô que tô
Eu peço paz pros camelôs
Eu tô bolado mano, eu tô que tô
Eu peço paz pros camelôs
-
Pro zé povinho o camelô é a frente da indústria do genérico e da pirataria nas ruas, correria gerando receita e ocupação no limite da contravenção e causando perseguição e sangue nos olhos das grandes empresas do entretenimento de massas. Agora com a perseguição do FBI aos sites de downloads, pirataria e compartilhamento de filmes, videos e música, 1-2 os camelôs vendendo dvds e cds com arquivos digitais podem voltar a ser alternativa.

Mas existe a alternativa dentro da lei da distribuição e divulgação da arte livre, copyleft e sem direitos autorais limitados como a própria letra do funk defende. Tipo, ia ser bem louco se a freguesia trombasse com dvds Pas para os Camelôs com videoclipes de rap e funk, montagens e rimas, incluindo o clip acima feito em HD e dirigido por DJ Tom produções. É um sistema alternativo e arranjo produtivo baseado na parceria entre os artistas e produtores de bens culturais digitais, produção sob demanda distribuída via agentes independentes, daquele jeito. Tá dominado!


-> Arquivo: 14.11.2011 : Nossa língua brasileira
-> Arquivo: 8.9.2011 : Curso de chinês de graça para estudantes da periferia
-> Arquivo: 5.9.2011 : Funk do Capão Redondo no YouTube e no Estadão 
-> Arquivo: 1.8.2011 : Thaide entrevista Mano Brown na TV (Capão Redondo)
-> Arquivo: 27.7.2011 : Serviços de beleza em domicílio e no escritório
-> Arquivo: 7.7.2011 : Guetostar, de volta eu tô no rap
-> Arquivo: 9.10.2006 : Midia autônoma e comunitária na Favela Heliópolis
-> Arquivo: 31.3.2006 : Venda Porta em Porta no Jornal Diário de SP
-> Arquivo: 13.1.2006 : Concurso gringo de Carrinho para sem teto ou catador de recicláveis
-> Arquivo : 16.12.2005 : Sou feia mas tô na moda, documentário de Denise Garcia
-> Arquivo: 6.9.2005 : Festa na Favela Godoy para gravação do DVD
-> Blog Idéias pro Mercado Livre : DVD Eu odeio o Orkut no Mercado Livre
-> Busca no Mercado Livre : Barracas, DVDs, Hip Hop, Funk e Smartphone

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...