23.1.12

Graffiti com azulejos, quando pixel art, arte da rua e reciclagem se encontram

Invader em Sao Paulo

Liga que de 16/8/2011 a 23/12/2011 aconteceu em São Paulo a exposição internacional De Dentro e De Fora, reunindo grafiteiros e artistas de rua gringos da América Latina, EUA e Europa. Vai vendo copy paste de trechos da matéria no UOL sobre a correria:

Masp recebe arte de rua internacional em "De Dentro e de Fora"; veja obras e conheça os artistas

16/8/2011 - Antonio Farinaci

De 17 de agosto a 23 de dezembro, o Masp recebe a mostra de artistas de rua estrangeiros "De Dentro e de Fora/Inside Out Outside In". Os trabalhos, criados especialmente para a exposição, ocupam a galeria Clemente Faria, no subsolo do museu, e também as imediações do Masp.

"De Dentro e de Fora" reúne oito artistas da Argentina, França, República Tcheca e Estados Unidos, que criaram seus trabalhos durante estadias de cerca de um mês no país. "A montagem foi construída coletivamente", explica Baixo Ribeiro, marchand da galeria Choque Cultural, e um dos responsáveis pela curadoria da mostra, "não houve um plano estabelecido previamente, tudo foi feito no local, a partir da intervenção dos artistas".

Para Ribeiro, a montagem reflete uma característica própria da street art, que é sua capacidade de adaptação ao ambiente. "Tentamos realçar essa habilidade que o artista de rua tem de improvisar. Ele sabe que tem um outro artista ali do lado, que a obra dele não está 'isolada', mas ele usa isso para potencializar o seu trabalho", explica

"De Dentro e de Fora/Inside Out Outside In" é um desdobramento da mostra "De Dentro pra Fora/De Fora pra Dentro", realizada entre 2009 e 2010, também no Masp, que exibiu nomes da street art brasileira.

A exposição contará ainda com dois "convidados especiais" brasileiros, o coletivo Bijari, que desenvolveu uma instalação especialmente para o Masp, e o grupo Dubversão, que fará uma apresentação no vão livre do museu, nesta terça (16), durante a abertura da mostra.
-
Maluco Invader, francês, teve o dom de espalhar uma pá de graffiti feito com azulejos, reciclados se pam, na levada dos desenhos do game Space Invaders, aquele de milianos, década de 70 e 80 (máquina arcade de fliperama e videogame Atari e Nintendo) até umas horas. Dando um pião ali pela Rua Augusta, trombei com vários ligeiro registrados com estas fotos:

Invader em Sao Paulo Invader em Sao Paulo Invader em São Paulo - Liberdade Invader em Sao Paulo

Liga continuação da matéria do UOL sobre o corre do maluco:

O francês conhecido como Invader (ele não revela publicamente seu nome real nem se deixa fotografar sem máscara) faz pequenos murais de azulejo baseados nos ícones gráficos do game “Space Invader”. Já deixou trabalhos em mais de 50 cidades pelo mundo, geralmente em locais de grande movimento, mas também em pontos de difícil acesso, como o letreiro de Hollywood. Em São Paulo, deixou mais de 50 “invaders” pelas ruas, além de um grande mural no subsolo do Masp.

Veja mais na Internet: www.space-invaders.com
-
Diferente do spray e da tinta no rolinho, azulejo foi feito pra durar. Além da idéia do game caindo no mundão e a ligação direta com o mundo digital e o estilo de desenho do pixel art, com cada pixel sendo um azulejo, 1-2 o mano Invader inventou a arte da rua tirando onda com o efêmero e o permanente, pixação e arquitetura antiga, ofício português colonial, mosaico e artesanato que até tiazinha paga um pau, daquele jeito.

Sentiu firmeza? Quem é, é, quem não é cabelo avoa!


-> Arquivo: 12/1/2012: Chorei no PC
-> Arquivo: 30.11.2011 : O futuro está nos games 
-> Arquivo: 17/8/2006 : Handselecta, tipos de letras com graffiti e pixação
-> Coletando : Amazon : Livro - Graffiti Brasil
-> Coletando : Livraria Cultura: Livros Graffiti Brasil e TTSSS, A grande arte da pichação em São Paulo
-> Coletando : Mercado Livre : Pintura, Azulejos, Games, Mosaicos, CD de Fontes e Cliparts
-> Camiset.andh.us : Temas de Estampas : Arte da Rua

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...