4.8.11

O teleférico do Complexo do Alemão e transporte público para favelas e periferias

O Teleférico A e a Comunidade

Liga que mês passado começou a fase de testes do teleférico do Complexo e favelas do Alemão no Rio de Janeiro/RJ. Segundo notícia no Terra publicada dia 11/7/2011 - Com favelas pacificadas cariocas testam teleférico do Alemão - rima que bacana do governo planeja para setembro o funcionamento do sistema em horário integral, enquanto isso a fita do teleférico funciona gratuitamente apenas de segunda à sexta-feira das 9h às 11h e das 14h às 16h nos primeiros 30 dias. Após, o horário de funcionamento vai aumentar para seis horas diárias. Em 60 dias, o teleférico passará a funcionar normalmente e a passagem custará R$ 1,00.

Milidias o portal R7 fez a continha da banca que raspou lá na goma, ligeiro fiz um copy paste na matéria, vai vendo:
1/8/2011 - Portal R7
Teleférico do Alemão recebe 200 mil pessoas em 16 dias
Serviço sofreu com filas durante as primeiras semanas

O sistema de teleféricos do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, recebeu cerca de 200 mil passageiros somente nos primeiros 16 dias de funcionamento. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Obras.

A rede de teleféricos, que é ligada ao serviço de trem, foi inaugurada oficialmente no último dia 7 de julho, mas passou a atender à população três dias depois.

Na primeira semana de funcionamento, as filas para conhecer a novidade chamaram a atenção. A movimentação diária chegou a alcançar a marca de aproximadamente 20 mil usuários, que esperavam até 2h na fila.

Ao todo, seis estações compõem o sistema: Bonsucesso, Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Palmeira. Cada bonde comporta oito pessoas sentadas e duas em pé. Nos primeiros dois meses de teste, porém, a recomendação é que o total de passageiros varie entre seis e oito.

Após este período, o passeio deixará de ser gratuito. Moradores do Alemão que se cadastrarem poderão fazer duas viagens por dia (ida e volta). Caso ultrapassem o limite, terão de pagar R$ 1 por cada trajeto, assim como quaisquer outras pessoas que queiram utilizar o serviço.

Na mesma matéria a legenda da foto paga um pau avisando que nas alturas a vista do bonde do teleférico é deslumbrante. Além do sistema de transporte adequado para favelas, periferias e bairros autônomos que dispensa ruas e passagens de carros e prioriza o pedestre e a caminhada, o teleférico suspenso 1-2 tem o dom de virar passeio turístico lado a lado com o elevador do morro do Cantagalo - Elevador no Morro do Cantagalo deve virar ponto turístico (notícia no Estadão em 1/7/2010) - e com o bondinho do plano inclinado na favela Santa Marta - Plano inclinado no morro Dona Marta é inaugurado (notícia no O Globo em 29/5/2008).

Sentiu firmeza? Fui, nem me viu!


-> Arquivo: 1.8.2011 : Thaide entrevista Mano Brown na TV (Capão Redondo)
-> Arquivo: 7.7.2011 : Guetostar, de volta eu tô no rap
-> Arquivo: 9.10.2006 : Midia autônoma e comunitária na Favela Heliópolis
-> Arquivo : 13.8.2006 : Tati Quebra Barraco para playboys e patricinhas no Estadão
-> Arquivo: 13.7.2006 : Projetos para favelas cariocas e o teleférico de Medellin
-> Arquivo: 17.4.2006 : Fábrica de Criatividade, Capão Redondo, matéria no Estadão
-> Arquivo : 16.12.2005 : Sou feia mas tô na moda, documentário de Denise Garcia
-> Arquivo : 12.12.2005 : Victoria Abril faz ponta no Cine Favela Heliópolis
-> Arquivo: 6.9.2005 : Festa na Favela Godoy para gravação do DVD
-> Arquivo: 2.7.2005 : Funk carioca, arranjo produtivo copyleft na revista Carta Capital
-> Arquivo: 26.4.2005 : MV Bill no Roda Viva da TV Cultura
-> Arquivo : 24.9.2004 : Fundação Bauhaus, projeto urbanização da favela Jacarezinho RJ
-> Busca no Mercado Livre : Funk, Bicicleta, Smartphone, Grafite, Tablet e DVD de Funk

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...