15.7.11

Ticket 171

PARÁ

Texto sobre subsídio, paternalismo de estado e moeda paralela corporativa e câmbio alternativo publicado originalmente no wiki Taba do Tupi (estava no Seedwiki quando a parada lá era grátis, 1-2 a casa caiu e agora só para conta paga) em 10/9/2003.

Liga q milidias a banca da Revista Radar Interativo na materia de estreia se jogou na economia q os economistas nao conhecem. Rimaram sobre o mercado negro de tickets refeicao, passes de onibus, uscambau. Liga q trocaram uma ideia com umas minas q levam marmita e transacionam os tickets excedentes no mercado paralelo, barraquinha de broker, por ai'. Ta' valendo, mas e os empresarios e as financeiras informais q lucram ate' umas horas em cima desse esquema? O buraco e' bem mais em cima!

Ta' ligado esse esqueminha de ticket e' conversinha paternalista de milianos, do Programa de Alimentacao do Trabalhador uma correria do estado q se pam acreditava q se desse dinheiro na mao da peaozada gastava tudo em pinga. Papo comedia, tipo se com cupom de controle, empresario e governo pagava uma de professor, ensinando neguinho a comer salada, proteina, em pontos de vendas selecionados uscambau. Qq bacana ganhava com isso: dava fuga em uma pa' de impostos, isencao fiscao, renuncia, uscambau.

1-2 o 171 do ticket refeicao virou moeda privada, empresario da' baixa no imposto, oficializa a sonegacao, e o trabalhador nao pode nem escolher receber sua parte em dinheiro, ai' e' embacado! Tem mais e' q correr pra fazer o papelzinho virar moeda com mais liquidez. Sobra treta ate' pra dono de boteco, restaurante, quituteira de feira e padaria: liga q os intermediarios dos tickets - megacorporacoes multinacionais de paises com a mesma visao assistencialista e intervencionista dos mercados - pra converter os papeizinhos em malote tb embacam, tipo fazem 1 vez por mes e ainda catam a parte dela do arrecado, ai' ficou pequeno. Se quiser embolsar ligeiro, microempreendedor tem q colar com as financeiras informais q fazem o factoring, convertendo os tickets mais abaixo ainda do valor de face, mesmo assim compensa pra nao ficar na mao da burocracia das corporacoes e do governo.

Se pam toda mao q vc receber seu ticketizinho, vai lembrar daquela conversinha da elite aqui de pindorama q acha q quem pega no batente so' pode ser jeca tatu, q come de mao suja, com lombriga, barriga d'agua, uscambau. Estilo o tiozinho da empresa e do estado na canetinha, tendo q escrever naquele papelzinho, pra vc nao esquecer, o q vc deve rangar e onde. Mano, e' sinistro, prefiro minha parte em dinheiro! Demorou.


-> Arquivo: 8.9.2006 : Porque o brasileiro sempre deixa sobrar comida no prato
-> Arquivo: 28.7.2006 : My Coke Rewards, moeda digital corporativa da Coca-Cola nos EUA
-> Arquivo: 23.6.2006 : Freebeer.org - Cerveja open source ex-VoresOl
-> Arquivo: 1.6.2006 : Desperdício de alimentos: Brasil campeão mundial.
-> Arquivo: 26.5.2006 : Lanchecard, a moeda corporativa da merenda
-> Arquivo: 28.2.2006 : Milhas e Legs, moedas digitais corporativas
-> Arquivo: 20.12.2005 : Chaps, a moeda digital corporativa da Coca Cola no Brasil
-> Arquivo: 28.11.2005 : Projeto Metacafé, Cyrano disse.
-> Arquivo: 19.9.2005 : Festival da Cerveja artesanal e open source
-> Coletando : Livraria Cultura: Livros: Cachaça Artesanal, Catecismo da Cerveja
e Sebastiana Quebra Galho
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : Doces, Cerveja Artesanal, Salgados e Receitas

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...