20.7.11

Re: A web é vermelha?

Cher Guevara by NiceBastard
Cher Guevara, a photo by NiceBastard on Flickr.

Thread sobre comunismo e internet na lista por email Radinho, originalmente publicado no wiki Tabadotupi.tk:

06.05.2002 - Falai' radinhos,

Rene propôs:

Deu no Bluebus: Em entrevista de Sorrell a Veja, Sorrell comenta, perguntado, sobre o crescente poder do consumidor. Observa - "Desde que a Internet surgiu, a forma de tratar o consumidor mudou. A Web dá as pessoas informaçao gratuita como elas nunca tiveram, aumenta o poder de interpretaçao. Digo que a Web é a coisa mais socialista, comunista e anarquista que ja foi criada porque dá a informaçao de graça. Desperta o senso critico. Quanto maior o senso critico, maior a exigência do consumidor (.....)".

Eu acho que isso merece um debate radio-ativo. o que vcs acham a respeito?

eu comeco: eu jamais associaria a internet a comunismo ou socialismo. ambos sistemas se concentraram na questao da propriedade, e deixaram de lado a questao do poder, da obediencia, da ordem, da lei. se a internet tem algum parentesco politico eh com a anarquia, e com alguns sabores especificos de anarquia. digo isso porque eh a primeira vez que temos, de fato, uma quebra na estrutura de poder, na nocao de verdade, de nacao, de tudo. e ao inves de isso gerar caos, o que gera eh seres humanos com maior dignidade, auto-estima e... poder.


To ligado q e' embacado aquelas ditaduras do comunismo real q milidias deixou muito neguinho no veneno, guardados do outro lado da muralha tendo q pedir licenca ate' pro boi...
Mas se pam o q esses bacanas da banca do stalin fizeram foi e' passar um pano no comunismo original q karl marx versou.

Vai vendo: pra mim o comunismo teorico tem umas paradas q valem a correria tb na economia de rede, web, uscambau.

1 - Tipo aquela ideia de q o q diferenciam os modelos economicos sao a propriedade dos meios de producao. No capitalismo os meios de producao nao pertencem a quem trabalha. Pra neguinho q nao e' burgues (dono dos meios) so' resta e' vender sua forca de trabalho (alienacao). Mano, na economia de rede ou de informacao os meios de producao voltam pra mao da peaozada, tipo e' so' baixar o crack do photoshop ou colar no sourceforge... um-dois tem uma pa' de aliados partindo pra dentro uploadando conteudo, logomarcas do pinguim, webservices, so' malote mil graus! Antes da web a parada era cruel, miliano, pra' fazer um blog ou gravar uma musica, bacana tinha q ter uma fabrica do tamanho da abril na marginal ou da chantecler na avenida do estado :-D

2 - "Proletarios de todo mundo, uni-vos!", a classe operaria e' internacional, vai vendo, o tiozinho ja se ligava q os explorados tinham q ser tao globalizados qto os capitalistas, e agora com a web dominando as fronteiras e estados nacionais ja' eram, caixao!

3 - Acho q o tiozinho tb previu q a mecanizacao iria substituir grande parte do trampo cabuloso, a correria agora era garantir menos horas de trabalho pq grande parte do trampo q proletario puxava era so' pra lucro do burgues (teoria da mais valia). Peaozada vive pagando uma de otario sustentando os proprietarios, se pam o sistema funcionava com um minimo de horas de trampo pra satisfazer toda a humanidade. O resto do tempo galera tinha mais e' q se jogar no lazer e na cultura (superestrutura). Se pam o showbiz, o turismo e o entretenimento como receita nasceu dessa ideia ai' :-D

4 - Se liga na rima do marx: "De cada um segundo sua possibilidade, a cada um segundo sua necessidade." Mano, pago um pau de q se a economia de rede funcionar na plena capacidade, com a informacao dando lugar ao desperdicio do capitalismo, tipo circular a informacao e nao as pessoas e mercadorias, ai' nao tem tempo ruim. Cabelo avoa!

Nao sei se nos versos do ve'inho tb previa q numa sociedade comunista perfeita o estado seria desnecessario, tipo o anarquismo seria o ultimo estagio do comunismo... tem o dom?

A revolucao nao sera' televisionada!
Ai' ficou pequeno!

\//
Tupi


Re: Re: A web é vermelha?

07.05.2002 - Msg de Gustavo

Tupi discursou: 1...

A Web apenas acelera o processo produtivo e o acesso aos consumidores; os meios de produção continuam na mão dos mesmos, a Web não é economia comparável a todos os outros setores de produção, a Web é subordinada a todos os outros meios de produção.

Tupi discursou: 2...

e então, vão se unir para fazer o que? revolução?

Tupi discursou: 3...

com certeza eu acho que previu uma forma de aumento do poder do proletariado a partir do aumento da produção ( mecanização ou outra tecnologia) sobrando mais tempo livre para a vida de fato - o que vem ocorrendo bem devagar, na minha opinião.

Tupi discursou: 4...

acho que não rola nada sem a circulação de mercadorias- a circulação de informações é a burocracia- gerada pelo estado, principalmente. pouca burocracia <=> poucas informções

Tupi discursou: Nao sei se nos versos do ve'inho tb previa q numa sociedade comunista perfeita o estado seria desnecessario, tipo o anarquismo seria o ultimo estagio do comunismo... tem o dom?

não sei

Gustavo


Re: Re: Re: A web é vermelha?

Msg não enviada - Falai' Gustavo,
Gustavo comentou:
A Web apenas acelera o processo produtivo e o acesso aos consumidores; os meios de produção continuam na mão dos mesmos, a Web não é economia comparável a todos os outros setores de produção, a Web é subordinada a todos os outros meios de produção
Mano decifrar essa historinha e' embacado. Os bacanas batem nessa tecla e acham q neguinho empolgado com a economia de rede e' tudo noiado. Tipo esse lance de q a web nao e' um sitema a parte mas sim depende da economia industrial de massa, se pam neguinho da fea usp nao deixa defender tese sobre cybereconomia pq se for nessa levada, esse papo de e-qq coisa nem existe. Nessa levada as mudancas da economia de rede sao apenas superficiais, o proceder continua sendo de quem sempre mandou na economia de massa... ai' ficou pequeno.

Vai vendo:

A - Tipo o build-to-order q a dell partiu pra dentro, com a web essa correria chega trincando, se pam toda a reformulacao da industria automobilistica uscambau com aquele esquema das fabricas consorciadas comecou ali. Nessa ideia customizacao, personalizacao vao ser possiveis, um-dois producao massificada nao tem mais nada a ver com o q a gente ve hoje.

B - Tipo o sucesso do esquema do ebay, sem web mas nem desse modelo de preco variavel e transacao pulverizadas. A modinha ta espalhando pra transacao na contratacao de servicos (elance), moedas online (paypal) por ai' afora. Se pam o esquema q esta' sendo aplicado por dentro do sistema industrial de massa, tipo nos sites eprocurement e b2b, comecou ali. Nessa ideia de marketplace c2c (ebay) transacao, preco e manufatura pulverizada vao ser possiveis, dois palitos e nao tem mais nada a ver com o q a gente ve hoje.

C - Tipo as marcas Netscape, Yahoo, Napster, Linux. Ta' ligado q se medir qto tempo e dinheiro precisou pra cocacola virar marca mundial e comparar com bruxa de blair ou essas marcas q usam ou nascem na web o negocio e' cruel.
Tipo se comparar com a historinha da nike como modelo de empreendimento, empresa q nao tem fabrica e ganha so' em cima do marketing da marca e intermediando informacao e terceirizando o resto, mesmo pesquisa e desenho de produto, manufatura, distribuicao, uscambau. Nessa ideia de marcas globais instantaneas como empresas de informacao e nao de ativos fisicos, se for daquele jeito e dominarem a parada como a nike dominou entao nao tem mais nada a ver com o q a gente ve hoje.

A revolucao nao sera' televisionada!

\//
Tupi


-> Arquivo: 20.7.2011 : História do Tupi da Taba Parte 1 (1995 a 2000)
-> Arquivo: 15.7.2011 : Recicle 1 Político
-> Arquivo: 13.7.2011 : Free agents, era Cadastro de CVs
-> Arquivo: 28.9.2006 : Recicle1Político 3.0, nós vencemos!
-> Arquivo: 19.8.2005 : Etsy.com - Pelo fim da produção industrial em massa!
-> Compartilhando Banners : Livro - The Cathedral and the Bazaar
-> Coletando : Amazon : Livro - The future of money. Creating new wealth, work and wiser world.
-> Coletando : Livraria Cultura: Livros Cooperativa, a empresa do século XXI e The fortune at the bottom of the pyramid
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : Karl Marx, Scripts, Cher e Smartphone

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...