9.6.06

Palestra da Heloisa Primavera na Teia - Anotações


Album da Heloisa Primavera
Originally uploaded by tupi.

Liga nóis, milidias colei na palestra da Heloisa Primavera, guru das moedas sociais, brasileira q milianos mora na Argentina e viu o esquema todo dos clubes de trocas e moedas sociais representando a milhão na crise de liquidez de moeda oficial no Corralito, pá e tal.
O tema da palestra na Teia (Evento de Cultura Brasileira e Economia Solidária) era: Economia Solidária como radicalização da democracia. Ligeiro segue umas anotações do salve q ela mandou :

- Circa 1984, São Paulo - Francisco Whitaker traz da França para o Brasil o esquema de Rede de Trocas de Saberes. Ela cola lado a lado e tromba com treta tipo maluco achando q tem muito pra ensinar mas não precisa aprender mais nada.

- 1992 a 1993 e 2004, Campina do Monte Alegre, SP - Prefeito eleito pelo PV implanta o Campino Real, moeda alternativa complementar municipal. Proibido pelo Banco Central.

- 1996, Buenos Aires - Heloisa assiste na TV uma matéria sobre os clube de trocas, q estavam começando a se popularizar nos bairros e outras cidades na Argentina. Propõe a Rede de Trocas de Saberes se unir aos clubes de trocas.

- Circa 1997, Argentina - O Arbolito, moeda pioneira dos clubes de trocas, com o desenho de uma árvore, chega chegando com 6 milhões de participantes e conversibilidade tipo em quase todo o país.

- 1998, São Paulo - Início do intercâmbio com Carlos Henrique fundador do corre do Clube de Trocas do Jardim Ângela.

- Outras moedas alternativas complementares municipais ou estaduais no Brasil: Paraná (gestão Jaime Lerner), Moeda Pinhão (?), para troca de lixo reciclável. Rio Grande do Sul, Moeda Balateira (?), gestão ou município Leno Peres (?) (meio q vacilei e não anotei direito :-)
Mandei o salve lembrando de uma fita de milianos do governo do Estado: São Paulo (gestão Quércia), Moeda Legal, para motoristas usarem no lugar de esmola em semáforo, a molecada trocava por roupa e brinquedo em abrigos.

Fmz? Se pam vale colar no site da RedLASES - Red Latino Americana de Socioeconomia Solidaria.

Sem miséria!
A revolução não será televisionada!

-> Arquivo: 10.4.2006 : Teia Cultural - Mostra de cultura do Brasil e economia solidária
-> Arquivo: 31.1.2006 : Blog do Andre Miani sobre Moedas Sociais
-> Arquivo: 27.7.2005 : Topiqueiros (perueiros) aceitam moeda social Palmas no Ceará
-> Arquivo: 2.5.2005 : FSM 2005, moeda social, manufaturas c2c, guru anarquista, uscambau.
-> Metaong.info : O escambo como alternativa à moedas baseadas na escassez e Clubes de trocas e moedas sociais na Argentina
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : Passagem Aérea e Reciclados
-> Coletando : Amazon : Livro - The future of money. Creating new wealth, work and wiser world.
-> Compartilhando Banners: Livros Além da Globalização e A Economia Solidária no Brasil. A autogestão como resposta ao desemprego.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...