19.1.06

Edney (Interney) conta q largou emprego pra virar blogueiro profissional

Vai vendo, o mano Edney, milianos representando uma pá de fita blog, trocou uma idéia no blog Teras mandando salve q saiu da empresa pra se dedicar ao blog Interney.net lado a lado com a correria Shopping.interney.net. Se pam teve o dom de pagar de gatão como o primeiro blogueiro tupiniquim, agente independente remunerado com programa de afiliados, estilo Mercado Sócios e Google Ad Sense, uscambau.

Olha conversa: Teras - Entrevista com Edney Interney Souza

Tipo, milidias o guru Hernani do Buzzine tinha dado essa dica, ligeiro trombei com o mano Kenji do Vardump e ele disse q tinha ouvido a mesma historinha - Edney saiu da firma, deu fuga de pagar comédia desfilando de crachá pendurado no pescoço, bater cartão, daquele jeito e se jogou tentar a sorte e viver só do blog - então o Kenji endolou de mandar uma entrevista por email, idéia de mil graus. 1-2 tb mandei junto umas perguntinhas q dois palitos o Edney respondeu na humilde, firmeza total.

Aqui em pindorama até já teve blog onde maluco q começou só no sapatinho, representou e hoje tá no adianto por causa do sucesso e repercussão do site, q a banca paga um pau. Tipo milianos Clarah Averbuck do blog Brasileira Preta q virou escritora. O finado Mundo Perfeito, da Daniela Abade, q foi pro Terra e tb virou escritora. O mano do Kibeloco q assinou canetinha com Luciano Huck na Globo, a mina Just Lia do Dolls.com.br e o maluco do Charges.com.br, q tô ligado q não é blog mas paga de narrowcast, se pam forrou o malote pra rabiscar até pro Big Brother. Tá valendo incluir o corre da Bruna Surfistinha, q de blog virou DVD pornô, livro e se vacilar tb vira filme :-)

Liga q essas fitas foram mais na levada do conteúdo e trincaram levantando grana com contrato com portal ou corporação de mídia, merchandising e produtos tipo livro, palestra, copyright, daquele jeito.
O Interney foi diferente, estrumbou com o Blog FAQ, esquema de ensinar a molecada a cair pra dentro do blogverso, continuou papo reto com serviços online tipo Blogalize, Testes e Contadores de visitantes, e fez e faz o arrecado só com programa de afiliados. Cabelo avoa!

Vai vendo copy paste do blog Teras:


Edney Souza
Originally uploaded by akenji.

Teras - Entrevista com Edney Interney Souza

Edney, do site Interney.net, decidiu largar o cargo de gerente de sistemas no último emprego para se dedicar ao seu site em tempo integral. Embora no exterior alguns blogueiros famosos tenham resolvido partir para este empreendimento, no Brasil isso parecia um pouco distante, já que alguns modelos adotados lá fora era o de doações e de publicidade contextualizada, o que convenhamos, não é muito a cara da Internet por aqui. Nesta entrevista, Edney mostra que esta realidade não é tão distante assim.

Hoje, o site de compras do Interney.net aparece com frequência entre os Top 10 resultados na busca por qualquer produto no Google. Embora ele não faça a venda de nenhum produto, age como uma ligação entre o usuário e o site MercadoLivre, ganhando comissões no cadastro de novos usuários e na venda de produtos.

Enviei algumas perguntas por e-mail, o qual ele respondeu prontamente.

Teras - Jason Kottke foi um dos pioneiros nos blogs a largar o trabalho para se dedicar ao blog em tempo integral. Esta é a sua intenção ? Ou pretende se dedicar nos projetos que derivaram do seu blog, como a parte ‘Shopping‘ do Interney.net ?

Edney: No meu caso não creio que o blogging puro e simples possa me sustentar, mas ‘blogar’ serve de excelente laboratório para minhas teorias a respeito de arquitetura da informação, design, comportamento de usuários, search engine optmization e outros assuntos diretamente ligados à web. Pretendo fazer uma mistura da minha vivência corporativa e minha vida online para produzir uma consultoria diferente e inovadora, espero ter um modelo de negócio bem estruturado para propor ao mercado em breve.

Teras : Você trabalhava em qual área quando decidiu pedir demissão? Qual o cargo que exercia? Em que momento você achou que poderia viver so’ do blog/shopping?

Edney: Sempre trabalhei com informática, eu era gerente de sistemas quando pedi demissão para me dedicar ao blog em tempo integral. Já faziam 4 meses que a receita do blog/shopping havia ultrapassado a receita do meu emprego convencional e isso com uma dedicação mínima de tempo. Então em agosto/2005 dedici sair do escritório para trabalhar em casa.

Teras - Seu blog já era bastante visitado antes de ter a parte de compras. Qual é esta relação atualmente? Há mais visitantes por causa do Blog ou por causa do Shopping?

Edney: Eu tinha uma média de 4.500 visitantes únicos/dia no blog antes da criação do shopping em 2005, hoje eu tenho 8.000 visitantes únicos/dia em média. O Shopping tem hoje uma média de 85.000 visitantes únicos/dia.

Teras - Qual o percentual de visitantes que chegam ao seu site através de Search Engines? O Google corresponde a quantos % disso ?

Edney: 65% dos visitantes do blog vem de search engines, 95% destes 65% vem do Google. 78% dos visitantes do shopping vem de search engines, 98% destes 78% vem do Google.

Teras - Qual motivo você julga ser mais importante para o sucesso do seu empreendimento: pioneirismo no blog, serviços online e tutoriais q você disponibilizou, search engine optimization?

Edney: Se eu tivesse que ordernar o que você comentou seria assim:
1o) Tutoriais.
2o) Matérias sobre blog na mídia (eu não era assim tão pioneiro, mas os
tutoriais me transformaram em alguém que ‘tinha algo a falar’).
3o) Serviços Online.
4o) Search Engine Optimization
Em resumo, quando você tem conteúdo útil no seu site você torna ele um sucesso, search engine optimization veio em último porque se eu não tivesse conteúdo para as ferramentas de pesquisa eu iria otimizar o que? :)

Teras - Você pretende virar uma empresa, com funcionários, etc? Pretende atuar na consultoria em SEO? Pq?

Edney: Contratar funcionários é algo inevitável caso eu queira crescer, não consigo me ver cuidando do site, prestando consultoria, vendendo serviços e atendendo telefone tudo ao mesmo tempo. E eu quero crescer! :) Pretendo focar a consultoria em conteúdo e serviços e só depois tratar de search engine optimization, quero ajudar as empresas a transformarem seus sites em ferramentas que gerem resultados mensuráveis para seus negócios. Seja aumentando a base de clientes, seja fidelizando a mesma ou melhorando a imagem da empresa no mercado, tudo depende da relação do negócio com o panorama atual da internet: onde estamos e para onde vamos. Outro aspecto fundamental é preparar a empresa para a transformação que a internet está proporcionando, isso envolve criar uma cultura de internet na empresa para que ela interaja de forma mais próxima ao cliente que ela vai captar online.

Teras - Como e’ seu relacionamento com o Mercado Livre? vocês conversam diretamente, trocam dicas, etc? Tem alguma queixa?

Edney: Eles são ótimos parceiros, estou sempre discutindo idéias novas com eles por MSN, e-mail ou telefone. Tenho sempre o suporte que preciso e nada a reclamar, conhecê-los através dos encontros de Mercado Sócios e visitas ao Mercado Livre com certeza facilitou muito o relacionamento.

Teras - No último boletim para MercadoSócios, foi divulgado que o maior pagamento feito no último mês foi de R$ 67.000,00. Foi você? :-)

Edney: Infelizmente não! :) O Mercado Livre também não me diz quem foi, mas já me falaram em ‘recordes’ anteriores que era um Mercado Sócio que possuía peças integradas ao conteúdo além de um ‘Shopping’. Apesar de ter integração ao conteúdo a visitação do meu blog não é tão grande para ter uma participação siginifcativa nos rendimentos do programa, mas isso apenas
prova que trabalhar o conteúdo e a integração do mesmo com produtos relacionados ainda é a melhor estratégia.

Teras - você acompanha outros empreendimentos de blogueiros? Destaca algum?

Edney: Sim eu acompanho alguns, vou citar os blogueiros e deixar que vocês ‘descubram’ quais são seus empreendimentos: Alexandre Inagaki, Cris Dias e Nemo Nox. Todos eles tem projetos paralelos aos blogs que são baseados em conteúdo, e conteúdo de qualidade.

Teras - o Interney Shopping tem concorrentes? Quais os maiores?

Edney: Sim, o que seria da vida sem concorrência! :) Existem 3 que eu dou sempre uma olhadinha, são sites que possuem seu conteúdo proprio e um shopping anexo, bem similar ao InterNey Shopping: Baixaki, Top30, Fontes Grátis.

Teras - No tempo q você manteve seu blog inativo, logo após trocar de emprego se não me engano, você pensou em desistir ou foi circustancial?

Edney: Foi circunstancial (stress), e sim foi logo que larguei meu ‘day job’, minha caixa de e-mails tinha centenas de mensagens para responder, eu tinha erros em dezenas de scripts que não haviam sido corrigidos desde a última migração de servidor, um monte de compromissos pessoais pendentes a mais de um ano e uma rotina diária a ser recriada. Passado esse vendaval eu voltei a escrever.

Teras - Parece q você voltou a postar com mais frequência, existe algum plano diferente na linha editorial do blog ou vai manter como sempre era?

Edney: Neste momento não estou pensando em mudar nada, mas estou pensando em convidar alguns amigos para escreverem em seções novas.

Teras - Diferente dos EUA, os blogueiros de destaque aqui no Brasil sao originários ou são absorvidos pelos grandes portais da midia. Você concorda? Você aceitaria o convite de se submeter a um portal tipo UOL ou Terra?

Edney: Eu não vim de nenhum portal e acho difícil ser convidado para integrar algum, por ser originário do ‘mundo de sistemas corporativos’ meu primeiro pensamento é abrir uma consultoria de negócios onde eu possa fundir minhas experiências on-line e off-line. Eu não consigo ver claramente o que eu faria em um portal, acho o Interney.net muito eclético pra ser encaixado em
um portal, pelo menos na filosofia atual dos portais onde cada integrante se restringe a assuntos/serviços específicos.

Teras - Se você tivesse dinheiro sobrando, investiria em alguma start-up na internet ou montaria uma pousada ou coisa parecida (tijolo e cimento)?

Edney: Internet, inclusive em alguns meses teremos a parceria da InterNey Informática com outra empresa recém criada de internet, o produto deles tem uma relação direta com o que quero oferecer em minha consultoria.

Teras - Muitos dos que largam o emprego para se dedicar a blogs, têm como fonte principal os anúncios do Google AdSense. No seu caso, os banners do Google ocupam uma parte mínima (quase escondida) nas páginas. Por quê? O retorno que você tem com o ML é maior que com o AdSense? Já fez testes neste sentido?

Edney: Quando coloquei a vitrine do ML acima do banner do AdSense minha receita com o Adsense caiu quase 50% porém a peça do ML que foi colocada no lugar rende quase 4 vezes mais do que o valor que foi diminuído do AdSense. Isso se deve principalmente ao fato de que minha vitrine também é contextual, ou seja, os visitantes enxergam ofertas do Mercado Livre que são relacionadas com a página em questão. Isso também traz alguns problemas, por exemplo: meu
algoritmo decidiu que os produtos que tem maior relação com o termo ‘blog’ no Mercado Livre são os produtos da Bruna Surfistinha então todas as minhas páginas onde o termo blog foi o mais ‘forte’ está mostrando produtos da Bruna Surfistinha, ainda estou em dúvida sobre colocar filtros na
ferramenta, buscar alternativas dentro da fórmula do algoritmo, ou deixar como estar e esperar o ‘hype’ sobre a Bruna passar.

Teras - Você segue alguma rotina diária, encarando como se fosse um trabalho? Se sim, qual é esta rotina?

Edney: Basicamente meu dia de trabalho se organiza da seguinte forma:

Leio meus e-mails (e outros contatos com o mundo exterior).
Confiro minhas estatísticas.
Desenvolvo novas ferramentas e efetuo manutenção nas existentes (não necessariamente nessa ordem).
Executo alguns scripts diários de limpeza e organização do site e da base de dados (estou trabalhando pra começar rodá-los via cron job)
Analiso o desempenho das aplicações que estão no ar e com base nessa análise decido o que vo fazer no dia seguinte.

A publicação de alguma coisa no blog não segue uma rotina definida, se encontro algo interessante ao longo do dia eu faço uma pausa para blogar.

Teras - Você tem uma página que relata sua experiência com alguns sites afiliados, como é a situação atual? Tem tirado uma boa grana de outros programas também? Nos programas de MultiLevel, está com uma árvore descendente grande?

Edney: Os que estão lá estão me pagando regularmente, as maiores rendas são do ML e AdSense. O único MultLevel é o Riqueza, tenho uma árvore grande lá que me gera resultados mensais, mas certamente estaria recebendo mais deles se eu estivesse vendendo diretamente. O Herbalife adicionado recentemente também é Multlevel, é um empreendimento de uma das minhas irmãs não meu, todo na família emagreceu, então resolvi fazer a promoção no site.
Semanalmente recebo propostas de diversos programas multinível, mas além dos citados não encontrei nenhum outro que me parecesse sério.

Valeu! :-)

Liga q dando linha nessa pipa, o próximo blogueiro na fila de garantir sustentabilidade autônoma baseada em programa de afiliados é o Cocadaboa, milidias engatilhou o Leiloesbizarros.com, se virar virou.

Sentiu firmeza? Sem miséria.

A revolução não será televisionada!

Update
14.5.2006 : Entrevista de Edney na Revista Época - Ganhar 20 mil com blog

-> Arquivo: 9.8.2005 : Folha de SP - Kibe Loco vai virar blogueiro profissional
-> Arquivo: 18.7.2005 : Cocadaboa no Mercado Livre
-> Arquivo: 25.5.2005 : Carreirasolo.org discute sustentabilidade de blogs tupiniquins
-> Arquivo: 5.11.2004 : Blogverso: Dolls no Link
-> Taba : Coletando
-> Taba : Cachimbando : Biro de Midia Compartilhado
-> Coletando : Mercado Livre : Mercado Sócios
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : Bruna Surfistinha
-> Compartilhando Banners : Livro - Blogs!

3 comentários:

Mauricio Baroni disse...

Muito legal essa entrevista.
Parabéns.
Passa lá no meu também.
Abraços.

Anônimo disse...

E pensar que eu estou com um projeto do icommercepage.com, e ainda estou pedalando. Esse Edney é muito esperto mesmo, tem gente bem mais antiga no blog que não conseguiu nada, apesar de bem colocado no google e mandar bem.

Anônimo disse...

E pensar que eu estou com um projeto do icommercepage.com, e ainda estou pedalando. Esse Edney é muito esperto mesmo, tem gente bem mais antiga no blog que não conseguiu nada, apesar de bem colocado no google e mandar bem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...