31.8.05

MC Solaar no Brasil, entrevista no Estadão

MC Solaar

Liga q o guru do rap francês ligeiro cola aqui em Pindorama, naquele evento de telecom midiatico, tipo pela primeira vez, pá e tal. Maluco tem o dom, milianos na correria, se pam um dos primeiros a rimar rap sem ser em inglês, estilo um Thaíde da francofonia, uscambau. Tipo, tem ainda a conversinha d q a França é o segundo mercado do rap fora dos EUA, mas boto uma fé q o Brasil já tá pau a pau, se virar, até já virou :-)
1-2 uma mina do Estadão trocou uma idéia com o mano frére, olha a conversa:

Terça-feira, 16 de Agosto de 2005, por Claudia Ferraz
Chega enfim ao País o rap poético de MC Solaar
Maior nome do gênero na língua francesa, artista fala com exclusividade ao Estado

Mc Solaar marcou a paisagem musical francesa. Seduziu com seus textos e conquistou um grande público. Agora, sua popularidade chega ao Brasil. Em setembro, ele e sua banda são o principal destaque do Motomix 2005. Claude M'Barali nasceu em Dacar em 1969 e foi para Paris com apenas 6 meses. Hoje, suas letras constam no ensino oficial da França. Em 2001, lançou Cinquième As, que atingiu a marca de um milhão de cópias, a mesma de seu último lançamento e sexto disco, Match 6, de 2003.

Mc Solaar estréia este ano como ator no curta francês Mort à l'Écran, de Alexis Ferrebeuf. Ele interpreta Jonathan Baral, um homem condenado à morte que pode ser salvo por programa de TV. Mc Solaar, que prepara novo álbum, falou com exclusividade ao Estado.

Como é o estilo Solaar?
É um estilo que vai contra. Contra o caminho de violência que, às vezes, tem no rap americano. O meu estilo é um rap com poesia. Contra a exclusão. Eu adoro o lado do me rap que não exclui ninguém. Se você é negro, branco, amarelo, homem ou mulher, você é bem-vindo.

Qual a diferença entre o Mc Solaar de 10 anos atrás e o de hoje?
Eu amava muito o Solaar de dez anos atrás, gostava porque era bruto e poético. Depois, acho que esse tipo de música foi aceito pelas pessoas e é difícil de surpreender. Muita gente faz rap .

Então, qual é o segredo de tantos anos de carreira?
Há períodos em que não faço nada, mesmo se tenho músicas para gravar, não faço. Não quero fazer vinho e água. Quando gravo, quero apenas o vinho! Tenho certeza que se me dedicar por um certo tempo, tudo o que fiz antes vai se confrontar com o momento. É isso que faço em todos os álbuns. Espero que quando voltar do Brasil, não faça nada igual, porque tive tempo e frustração de não gravar. Depois, eu tenho o que escolher.

O que representa um milhão de discos vendidos?
Dá prazer saber que as pessoas me seguem. É a mesma coisa mil ou um milhão. Quando encontro as pessoas na rua e elas falam que certas músicas as tocam, fico muito contente.

Quando vai gravar o próximo disco?
Estou com meu lápis e muitos papéis. Em 20 dias chamo meus amigos para fazer outro álbum. O fato de ir ao Brasil dará muitas idéias. Estamos pensando em misturar os tipos de música.

Você conhece o rap brasileiro?
Há alguns anos vi algo na TV francesa. Sei que as pessoas que estiveram presas fazem muito rap e eles falam sobre deus e religião, mas não ouvi ainda.

A canção Cash Money é uma espécie de samba moderno. Tem alguma ligação com o samba brasileiro?
Conheço o samba brasileiro, também a bossa nova, mas só os clássicos como Gilberto Gil e Chico Buarque. Os arranjos são parecidos, mas não sabíamos que era um estilo brasileiro .

No rap americano escutamos muito o gangsta rap dos rappers The Game, 50 Cent, Dr. Dre. Qual é a sua opinião sobre a música deles?
Gosto muito porque é forte. Há algum tempo, quando falávamos de gangsta rap e de violência era como se fosse verdade. Hoje, por causa dos vídeos e do cinema, vemos que estão brincando. Não gosto é do jeito como, às vezes, falam das mulheres e das raças. Não gosto quando escolhem um alvo.

O que espera da viagem ao Brasil?
Quero seguir as pessoas fazendo música na rua, nos bares e ver a capoeira . Descobrir o que esse grande país tem e ver os diferentes tipos de pessoas. Quero saber o que faz o Brasil ser famoso. E, se possível, jogar tênis com o Guga. Quero experimentar o lugar. Tenho certeza que será grandioso .

Sentiu firmeza? Periferia é periferia em qq lugar.
Tem o dom?

> Coletando : Amazon : CD - MC Solaar
-> Coletando : Buscapé : CD - Jazzmatazz
-> Compartilhando Banners : Livro - Pergunte a quem conhece: Thaíde
-> Technorati Tags: , ,

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...