24.8.05

Democracia direta usando Orkut

...roubando goiabas...
Roubando goiabas, a photo by felipesonyh9 on Flickr.

Vai vendo a rima do tiozinho Ricardo Kobashi, milidias no Link Estadão.

25/07/2005 - Cidadão Digital - Ricardo Kobashi
Administração pública via Orkut

Santa Cruz do Rio Pardo é uma cidade do oeste paulista, perto de Bauru e Ourinhos. Com 42 mil habitantes, vive da agricultura e da indústria de calçados. Não é um pólo turístico, e o evento mais popular na cidade é uma corrida de boiacross. O interessante é que a pequena e pacata Santa Cruz tem uma comunidade no Orkut com 1.654 membros, quase 4% da população. É muita gente.

A comunidade virtual da cidade foi criada em julho de 2004 por um de seus moradores, Rafael Salomão Cruz. Por mérito de seu criador e da população de Santa Cruz, a comunidade não parou de crescer e os tópicos começaram a abordar de maneira direta o cotidiano da cidade. Até aí, nada de novo. Mas um dia alguém teve a idéia, meio na brincadeira, de convidar o prefeito a participar das discussões. E ele aceitou.

Adilson Mira tem 38 anos, é o prefeito da cidade e está em seu segundo mandato. Confessa não ser um usuário fanático de computadores, mas usa a internet e o e-mail com freqüência. Só recentemente descobriu que o Orkut existia. Convidado, criou seu perfil, cadastrou-se na comunidade virtual de Santa Cruz e abriu o tópico “Fale com o Prefeito”. Há um mês vem trocando idéias com a população sobre sua administração.

No começo, muita gente duvidou que ele fosse ele mesmo. Perfis falsos são comuns no Orkut. Passada a desconfiança, a população virtual da cidade entrou no jogo e começou a dar a sua opinião sobre as questões colocadas pelo prefeito. De lá para cá, as discussões pela internet já ajudaram a decidir sobre a mudança do local de uma pista de skate, a criação de um evento para reunir bandas de música, a reabertura do único cinema da cidade e a preparação de um espaço para um evento de motociclismo. A população quis falar e o prefeito quis ouvir. Simples assim.

Nem todas as mensagens são construtivas ou elogios à administração. Muitos moradores reclamam e alguns pegam pesado. O prefeito chegou a receber mensagens ofensivas, mas ele prefere relevar. Está gostando do canal de comunicação que foi aberto com a população e apóia a iniciativa, que não foi dele, mas dos moradores da cidade. Uma vez por semana ele responde às questões colocadas e apresenta outras para consulta. Todos parecem animados.

É muito cedo para saber no que isso vai dar ou se vai resistir às pressões do próximo período eleitoral, mas tudo indica que é pra valer. Não conheço a administração da cidade. Não sei se Adilson Mira é um bom prefeito ou se as ações de seu governo estão levando o município ao crescimento e promovendo justiça social. Mas é bem provável que sua decisão de dialogar com a população de peito aberto o torne um governante melhor.

O diálogo do prefeito com a população em um ambiente virtual, se bem conduzido, pode estabelecer uma relação de confiança entre as partes. Não devemos reduzir essa conversação a uma mera prestação de contas por parte do poder público ou a uma ouvidoria popular digital. A relação de confiança em vias de se estabelecer irá mudar a atitude tanto do governante quanto dos governados. A população passará a ver a cidade com outros olhos e a se comportar como quem divide a responsabilidade por sua administração e futuro. Ao governante será mais difícil se afastar da noção democrática do mandato, sendo constantemente lembrado à quem serve e para que serve. Benefícios do diálogo. Cá entre nós, isso raramente dá errado.

Santa Cruz do Rio Pardo está provando que para colocar a tecnologia da informação a serviço da cidadania não é necessário envolver grandes investimentos ou ter projetos mirabolantes. É uma questão de ponto de vista, acima de tudo. O que a população e seu prefeito estão fazendo é um exemplo para outros municípios e para a administração pública como um todo. Ter um cargo no executivo e dar a cara a tapa em uma comunidade virtual é muito diferente de estrelar um programa de rádio ou dar entrevistas arranjadas. Torço para que a cidade consiga levar isso adiante e que outros governantes tomem atitudes similares. Quem sabe um de nossos subprefeitos não se anima com a idéia?

Bem louco! Se pam ligeiro pega o malote q sustenta os vereadores e bacana q paga uma de representante do povo e da' baixa. Demorou.
A revolução não será televisionada!

-> Arquivo: 8.8.2005 : Sorteio na comunidade Eu Faço Boneca de Pano no Orkut
-> Arquivo: 8.7.2005 : Novas profissões - Broker infomediário de bares e restaurantes no Orkut
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : Computador por menos de R$ 1000
-> Compartilhando Banners : Livro - A Sociedade em Rede
-> Technorati Tags: , , , , ,

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...