22.6.05

Diretor de cinema e pedreiro no jornal O Estado de SP

_MG_0507

Falai' manos, milidias (12/6/2005) trombei com essa entrevista, tipo o repórter Moacir Assunção trocando idéia com Miguel Batista dos Santos. Tiozinho de Diadema, pedreiro, tb faz um corre como ator e cineasta, queima o próprio dvd, tem o dom, se pam até é copyleft, vai vendo:
Os calos nas maos de Miguel Batista dos Santos, de 57 anos, revelam que ele, cineasta com seis filmes no curriculo como diretore ator, alem do terceiro lugarno Festival de Arte Plinio Marcos, exerce outra funcao que tem pouco de intelectual.
Pedreiro, Santos ganha a vida construindo e reformando casas no Jardim Marilene, periferia de Diadema. O cinema entrou como hobby em sua vida, depois que fez curso de roteiro em uma oficina cultural. O sonho desse cearense de voz grave e barba espessa, e tornar profissao esse hobby, trocando as pas de pedreiro pelas cameras.

De que forma, o senhor comecou a se envolver com cinema?
Ha quase seis anos, fiz o curso deroteiro. Diadema, com 30 quilometros quadrados, tem dez centros culturais, o que da uma cada 3 quilometros, bem acima da media da capital. Um dia, um rapaz, o Jose, me convidou para participar do curta-metragem Sobreviver, que conta a historia dos nordestinos da cidade. Eu topei e , depois disso, comecei a fazer varios outros cursos na area. Hoje, sou ator e diretor.

Quantos filmes o senhor ja fez?
Foram varios, os principais sao Pisadas Marcantes, com o qual ganhei o premio, em parceria com o colega Arnaldo Malta, o Kruzmanta, o Sobreviver e A Mulher e a Flor. Na semana passada, perdi tres dias de trabalho para terminar de gravar um outro filme, ainda sem titulo.

Seus clientes acreditam quando o senhor diz que e cineasta?
Tem gente que me acha louco. Alguns dizem assim: esse cara, todo sujo, cheio de lama, pensa que e cineasta, mas como e possivel ser cineasta e pedreiro? A maioria acredita, porque levo filmes, em DVD, para verem. Uma parente da Bahia veio, depois que mandei meus filmes, so para conhecer o primo que faz cinema em Sao Paulo.

Ja fez algum papel muito diferente de sua vida real em um filme?
Fui milionario em um dos filmes. Poucosdiasdepois,participei de um evento de cineclubes
em Sao Paulo e fiquei num hotel chique. Ao voltar para casa, perguntei, brincando, aminha mulher se era aquilo mesmo que eu, um homem rico, ia comer.

Ate que serie o senhor estudou?
Tenho o 2o grau incompleto.

Ha quanto tempo trabalha como pedreiro?
Ha mais de 30 anos, desde que sai da minha cidade, Limoeiro do Norte, no Ceara. Antes, fui carpinteiro no Para e guarda noturno no Rio. A profissao ajuda a fazer cinema porque, como autonomo, me acerto nos horarios. As vezes,digo que meu hobby e ser pedreiro, mas nao e verdade. Sobrevivo disso (risos).

Qual o seu filme e diretor prediletos?
Como diretor, o que mais gosto e o Joao Batista de Andrade, de O Homem que Virou Suco e Greve, oriundo do movimento cineclubista, que e o atual secretario estadual de Cultura. O meu filme preferido e o Lamarca, de Sergio Rezende.

Ja conseguiu ganhar algum dinheiro com o cinema?
Tiro do bolso para conseguir gravar. Por enquanto, os filmes so aparecem no circuito de cineclubes, principalmente no Assuncao Hernandes, de Diadema, do qual participo, mas quem sabe da para ir um pouco alem. Continuo ganhando a vida mesmo como pedreiro.

Tiozinho tem o dom! Se pam, na mesma levada do bombeiro cineasta Afonso Brazza e do Semi Salomão de Apucarana. Mais Cufa, Pepa Filmes, Toscografics, Trashworks, Pg do Rafinha, vixi, cabelo avoa.

-> Compartilhando Banners : DVD - O invasor
-> Conversê : Filmes brasileiros em CC/GPL
-> Autolabs : Bruxa de Apucarana lota cinemas da cidade
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : DVD

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...